18 outubro, 2006

O Medo de Salazar

No início deste mês, a RTP lançou o programa Os Grandes Portugueses, onde nos convida a «eleger a personalidade mais marcante da História de Portugal». Abrem um site oficial onde incluem «uma lista de sugestões/exemplos apenas para informação», garantindo-nos que podemos votar em qualquer português, mesmo nos que não estão na lista. Também prometem isenção, com um sistema de votação auditado pela PricewaterhouseCoopers. Entretanto, a meio do mês, a RTP resolve incluir mais nomes nessa lista de sugestões, entre os quais o de António de Oliveira Salazar. O drama, o horror! Esquerda e direita gritam em uníssono contra esta ousadia inominável. Alguns “intelectuais” apelam ao protesto massivo junto do Provedor da RTP. Pacheco Pereira, por exemplo, vasculhou o seu velho baú, e encheu o seu blogue com o pior que conseguiu encontrar sobre o Estado Novo.

Ao escrever estas linhas, estou a ser o mais imparcial possível. As minhas perguntas são: O que temem? Estes políticos querem manter para eles a exclusividade de seleccionar as pessoas nas quais os portugueses podem votar? A censura já é aceitável, desde que praticada por eles? Os portugueses não conseguem escolher por eles próprios? Não podemos pensar por nós próprios? Porquê tanto pânico em torno da figura de Salazar? Haverá algo que não saibamos sobre ele, ou o Estado Novo? É segredo, tabu? Porquê esse medo?

Será o medo de serem comparados com Salazar?

Falam de censura, de ausência de Estado de Direito, de perseguições políticas, mas será que este regime está isento delas? Ou será que, pelo contrário, sob a bandeira da “liberdade”, se cometeram nestes últimos 30 anos os maiores atentados à liberdade de informação, ao Estado de Direito, ao direito à dignidade e até ao trabalho? É necessário dar exemplos? Ou será precisamente a nossa memória que alguns querem manipular?

Salazar, que faleceu há quase quarenta anos atrás com uns míseros trocos na sua conta bancária, é considerado por muitos um “ditador sanguinário”. No entanto, os que o descrevem dessa forma são geralmente os mesmos que ocultam as maiores violências, quer sejam as resultantes do ainda recente ódio comunista, quer as que vemos agora praticadas pelo actual império hegemónico.

Ontem (dia 17) foi o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza. Voltei a ouvir que 21% da população portuguesa, cerca de dois milhões, sobrevive no limiar da pobreza. Voltei a ouvir que Portugal é o país da Europa com maior desigualdade entre ricos e pobres, e que essa desigualdade aumenta a cada dia que passa. Voltei a ouvir que os impostos e o custo de vida vão subir, mas que as pensões vão baixar (até acabarem de vez, o que poderá acontecer dentro de poucos anos). Voltei a ver mais casos de censura e manipulação na comunicação social (algum português soube, por exemplo, que a União Europeia voltou à carga pelo controlo total de conteúdos na Internet?). A culpa é de Salazar?

Esses que têm medo de Salazar fariam melhor em terem mais cuidado, porque no nosso mundo nada é mais incerto do que o futuro. E um dia, não direi um Salazar, nem um Sidónio, mas talvez alguns homens simples e justos ponham fim à bandalheira e venhamos a concluir que não há prisões que cheguem para tantos criminosos e encobridores.

Etiquetas: , , , , , ,

06 outubro, 2006

11deSetembro.net

A versão portuguesa do documentário Loose Change (11 de Setembro: Conspiração Interna) já está no Google Video, e pode ser acedida através do endereço www.11deSetembro.net

A divulgação deste documentário é autorizada pela equipa que o produziu – a Louder Than Words. Entretanto, a versão original em inglês foi um pouco actualizada – Loose Change 2nd Edition Recut – e pode ser vista aqui www.seeloosechange.com
Igualmente alojado no Google Video, já foi visto por mais de 10 milhões de pessoas, e está continuamente a aparecer no Top dos mais vistos.

Etiquetas: , , ,

05 outubro, 2006

Vem aí mais terror artificial?

O vídeo acima é um excerto de 30 segundos de um noticiário da FOX News transmitido em Agosto. Eis a tradução:

«O apresentador de um programa de rádio que garante ter previsto um ataque encenado às Torres Gémeas em 2001, envolvendo Osama Bin Laden como o bode expiatório, afirma agora que o alerta terrorista da semana passada [a alegada conspiração terrorista para abater vários aviões utilizando explosivos líquidos] é apenas um teste preliminar para um novo atentado em grande escala, também encenado, perpetrado pelo governo norte-americano. (humm humm perdão) Alex Jones diz ser possível que o ataque seja despoletado antes do fim do mês de Outubro, e que – passo a citar – “poderá oferecer aos neo-fascistas sedentos de sangue da administração Bush uma justificação fraudulenta para invadir o Irão ou a Síria antes das eleições intercalares de Novembro nos EUA”.»

Parece estranho? A verdade é que, a 25 de Julho de 2001, o activista norte-americano Alex Jones (de quem já falei aqui) incitou os espectadores do seu programa de televisão local a ligarem para a Casa Branca e para o Congresso e dizerem: «Se algum ataque terrorista ocorrer nos EUA, tal como aviões a despenharem-se em edifícios, nós sabemos quem serão os verdadeiros culpados!». Nessa mesma emissão (que pode ser vista aqui), transmitida seis semanas antes do 11 de Setembro, Alex mencionou que as Torres Gémeas poderiam ser novamente um dos alvos (a Torre Norte já tinha sido atacada em 1993, numa operação com o envolvimento do FBI), e que a responsabilidade pelo ataque poderia ser atribuída a um tal Osama Bin Laden, colaborador da CIA de longa data, e o bode expiatório muçulmano perfeito. Este aviso foi feito não com base em tarot ou técnicas de premonição, mas analisando a história e o comportamento do poder político, que necessitava urgentemente de um pretexto para aumentar o controlo do Médio Oriente e dos seus próprios cidadãos, entre muitos outros objectivos. Encenar ataques e atribuir a autoria a outros grupos é uma das técnicas usadas pelas elites políticas para aumentar o poder e alcançar objectivos que de outra forma seriam difíceis de conseguir – e fazem-no há milhares de anos em todo mundo.

Cinco anos depois – a 10 de Agosto último –, Alex Jones emite um segundo aviso (que pode ser ouvido aqui), afirmando que existe novamente uma forte possibilidade da elite perpetrar novos ataques, em vários países. Segundo ele, só será possível evitar mais milhares de mortos se uma parte considerável da população mundial ficar a saber quem são os verdadeiros terroristas, aumentando os actos de dissidência. E desta vez a própria FOX resolveu difundir o aviso do Alex... completo com um engasgo do jornalista.

Etiquetas: , , , , ,

04 outubro, 2006

A nova bandeira do parlamento

Seria parecida com esta, caso os políticos assumissem de uma vez os verdadeiros interesses que servem. A decisão da Assembleia da República de adoptar uma bandeira própria é coerente, uma vez que aqueles senhores não representam o povo português.

Etiquetas: ,