20 maio, 2009

Bilderberg 2009: Manuela Ferreira Leite e Manuel Pinho

Manuela Ferreira Leite, líder do PSD, e Manuel Pinho, Ministro da Economia e da Inovação, foram os portugueses que Pinto Balsemão levou ao encontro Bilderberg deste ano. Estes são os seus nomes na lista de convidados:A reunião decorreu entre 14 e 17 de Maio no luxuoso Hotel Nafsika Astir Palace em Vouliagmeni, na Grécia (imagem em baixo). A lista de alguns dos convidados pode ser vista aqui (tal como já aconteceu noutros anos, Durão Barroso também por lá passou). Este encontro de alguns dos senhores do mundo teve a habitual parafernália de polícias e serviços secretos (dezenas de jornalistas que tentaram fazer a cobertura foram detidos), para além da protecção da marinha e força aérea gregas, com um navio de guerra, helicópteros e caças F-16.

Há um ano atrás chamei aqui neste blogue a atenção para o jantar a dois de Balsemão e Ferreira Leite em Maio de 2008 (um mês antes da reunião Bilderberg de 2008), no qual ele salientou o seu apoio a Ferreira Leite, quando esta era ainda candidata a líder do PSD. Ferreira Leite afirmava que «conta com o apoio de Pinto Balsemão para depois das eleições [no PSD]». Será que vamos ter mesmo uma espécie de bloco central em 2009?

Este ano a agência Lusa divulgou o encontro Bilderberg e os dois convidados nacionais, mas poucos orgãos de comunicação social portugueses fizeram referência:
- «Ferreira Leite e Pinho juntos na reunião quase secreta dos mais influentes do mundo. Há 55 anos que os líderes mais influentes da Europa e dos Estados Unidos da América se reúnem nos encontros de Bilderberg. Membros dos Governos, especialistas em defesa, empresários dos meios de comunicação social, banqueiros, economistas, líderes políticos e membros das famílias reais juntam-se para definir linhas políticas para o mundo (Diário Económico);
- SIC Online e Diário Digital fizeram breves referências;
- O Público, a propósito da entrevista com Ferreira Leite no programa Diga Lá Excelência de 15 de Maio, deixou escapar que ela estava «de partida para a Grécia, onde participa na reunião do Grupo de Bilderberg», mas nunca explicou o que é o Bilderberg.
E alguém ainda tem dúvidas sobre quem manda nestes partidos? O facto de um Ministro da Economia ir a uma reunião secreta com parte da elite empresarial e política global, onde é assumido que são definidas linhas políticas, e nenhum partido da chamada "oposição" no parlamento - CDS/PP, BE, PCP, Verdes - dizer uma única palavra sobre o assunto mostra a quem todos eles realmente obedecem.
Temos de ser nós, cidadãos, a exigir explicações aos servos da alta finança!

Etiquetas: , , , , , , , , ,