05 fevereiro, 2007

Factos científicos sobre a Vida Humana no ventre às 10 semanas

O vídeo acima é um pequeno excerto de seis minutos do documentário da National Geographic Vida no Ventre, onde é possível ver ecografias e imagens a três dimensões de um bebé com dois meses e meio (10 semanas) dentro do útero.

Estas são as diversas fases do desenvolvimento humano até às 10 semanas:

Dia 1 - O espermatozóide fecundou o óvulo: surgiu uma nova Vida Humana.
Os quarenta e seis cromossomas do zigoto conferem-lhe uma identidade genética única e irrepetível. Nesta célula única, o zigoto, estão já determinadas características como o sexo, a cor dos olhos e do cabelo, a estatura, até o potencial de inteligência e em certa medida a base da personalidade...

3ª semana – O coração começou a bater.
O embrião tem 3mm. O seu sistema nervoso e os seus órgãos principais começam a tomar forma. O coração já bate e nos seus vasos circula sangue diferente do da mãe.

4ª semana - Já é 10 mil vezes maior do que no seu início...
Formam-se os brotos dos membros superiores e inferiores; surge a abertura da boca; começam a formar-se o olho e o ouvido interno, os aparelhos digestivo e respiratório e os nervos motores.

5ª semana – O bebé já se movimenta.
São visíveis traços faciais, incluindo a boca e a língua. Os olhos têm já retina e cristalino. O principal sistema muscular desenvolve-se. Mãos e pés tornam-se aparentes.

6ª semana – Podem detectar-se ondas cerebrais num EEG.
Tem 12 a 15 mm. Aparecem as pálpebras, distinguem-se as saliências auriculares, o lábio superior, a ponta do nariz... O esqueleto de cartilagens está totalmente formado. A criança nada e move-se graciosamente. Os braços e as pernas aumentaram de comprimento e começam a desenhar-se os dedos.

7ª semana - Tem receptores da dor. Mexe-se e reage quando lhe tocam na boca.
Tem cerca de 1,8 cm e pesa menos de 1 g. Tem tiróide, glândulas salivares, brônquios, pâncreas, canais biliares, ânus. Começam a formar-se os dentes de “leite” e os orgãos sexuais. O esqueleto começa a calcificar-se. A parte do cérebro que controla as funções vitais desenvolve-se.

8ª semana - Os primórdios dos principais órgãos estão já formados.
Acabou o período embrionário. Tem músculos nos membros, no tronco e na face, tem orelhas, dedos nas mãos e nos pés. Responde a estímulos: abre a boca; se lhe puserem uma coisa na mão já a agarra (possui o reflexo da preensão); flecte os dedos dos pés; tem movimentos espontâneos. As principais estruturas do sistema nervoso central estão formadas e os neurónios começam a migrar para o córtex cerebral.

9ª semana - Já consegue chuchar no dedo...
Tem 5 cm e pesa menos de 8 g. Engole, mexe a língua, chucha no dedo (clique aqui para ver um excerto do documentário sobre a 9ª semana).

10ª semana (na imagem) - Já tem as mesmas impressões digitais que terá durante toda a sua Vida.
Tem 6 cm e pesa cerca de 14 g. Começam a formar-se as unhas das mãos e os dentes definitivos. Produz insulina e bílis. O bebé tem pestanas, abre e fecha os olhos, as cordas vocais formam-se na laringe e o bebé pode fazer sons. Os ossos crescem mas a coluna e as costelas são ainda moles. O registo da actividade cerebral (EEG) torna-se mais consistente.

Consultores: Dra. Henriqueta Coimbra da Silva, Dr. João Paulo Malta e Dr. Vítor Neto. Informação partilhada pela InfoNature.org

Etiquetas: , , ,