04 maio, 2008

Madeleine: Anatomia de um Mistério

Esta é a primeira parte do documentário emitido pela RTP a 3 de Novembro de 2007, seis meses após o desaparecimento da pequena Madeleine McCann, que sintetiza os principais desenvolvimentos do estranho caso até essa altura (a segunda parte pode ser vista aqui).

Curiosamente, um ano após o desaparecimento, acontece isto:

«Três crianças de nacionalidade inglesa, de 6, 2 e um ano, foram acolhidas esta madrugada no Refúgio Aboim Ascensão, em Faro, depois de os pais terem caído inanimados por excesso de álcool, numa unidade hoteleira, em Vilamoura.
As crianças, dois rapazes e uma menina, deram entrada na instituição por volta das cinco da manhã e às 10:30 já a instituição recebia uma ordem do procurador de turno de Faro para que os menores fossem entregues aos pais, contou ao PortugalDiário o director do Refúgio, Luís Villas-Boas. (...)
«As crianças deviam ter ficado connosco durante o fim-de-semana e depois, na segunda-feira, o Tribunal de Faro decidiria em conformidade», diz Villas-Boas. «Não estamos no Zimbabué», atira, numa alusão ao facto de os menores terem sido entregues a pais que os colocam em risco e poderão continuar a fazê-lo.
Os pais dos menores terão fugido do Centro de Saúde de Loulé por volta das seis da manhã e logo tentaram localizar os filhos.
Quando chegaram ao Refúgio, por volta do meio-dia, não se livraram de um «valente raspanete»: «Dei-lhes uma reprimenda tremenda dentro do meu gabinete. O pai chorou», conta ainda Villas-Boas, acrescentando que os progenitores «só perguntavam se havia imprensa por perto». (...)
O casal inglês poderá ainda responder por um crime de exposição ou abandono, previsto na lei penal e punido com dois a cinco anos de prisão

Etiquetas: , , , , ,